Coordenador : Christianne Bretas Vieira Scaramello
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389680.2199.62670.16022023
Departamento/Setor: MFL
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Sociedade (falantes do idioma em que o conteúdo do canal é produzido - português), tanto abrangendo membros da comunidade acadêmica da UFF como fora dela através do instagram e do youtube que contam, em conjunto, com cerca de 200 milhões de perfis ativos no Brasil.
Local de atuação: Instituto Biomédico
Objetivo
Objetivo geral: Promover divulgação científica em redes sociais, associando ensino, pesquisa e extensão. Objetivos específicos: 1. Retratar a ciência como uma atividade rica e interessante, praticada por pessoas reais 2. Difundir achados científicos em várias áreas 3. Inspirar e descobrir novos talentos para a ciência e sua divulgação 2. Tornar a ciência e a discussão científica mais presente na rotina de alunos de graduação 3. Desenvolver a habilidade de alunos de graduação em promover divulgação científica 4. Promover inclusão social 5. Combater fakenews
Resumo
Além da comunicação científica é importante que os cientistas promovam divulgação científica, contribuindo para que as descobertas sejam conhecidas pela população leiga. Ações como essa tornam-se ainda mais importantes em um país onde a ciência tem sido desprestigiada. Com a pandemia da COVID-19, muitas questões ficaram mais contundentes e outras mais emergiram. Desde fakenews até o descrédito à Ciência, passando por vieses políticos, que colocaram em cheque medidas sanitárias, o distanciamento social e a vacina como estratégias de mitigação da infecção pelo vírus, com estímulo a um tratamento precoce sem eficácia comprovada. Compreendendo a abrangência e a relevância das redes sociais nos dias atuais, essa mídia se tornou estratégica para divulgação científica. O projeto Science Rocks UFF surgiu em abril de 2020 com essa finalidade abrangendo inicialmente um perfil no instagram e posteriormente também um canal no YouTube. Até o momento o projeto dispõe de cerca de 240 publicações no perfil do Instagram, com aproximadamente 80 vídeos também disponíveis no youtube, versando sobre diferentes temas científicos. São cerca de 1050 seguidores do perfil do Instagram e 570 inscritos no canal do youtube. Lá o vídeo mais assistido(Recomendação PRISMA) já dispõe de 7,5mil visualizações desde sua publicação.